Como planejar muito e executar pouco em 2018

Olhar no calendário pode ser desesperador: Mais dois meses e o ano praticamente acaba. O quanto você pretendia fazer em sua empresa que realmente conseguiu? Olhar pra 2017 te dá a sensação de alegria ou de frustração? Apesar das dificuldades do cenário econômico – ainda mais para o pequeno e médio empresário – uma parcela da responsabilidade por não atingir objetivos pode ser do empresário que não atenta para os seus maus hábitos. Por mais que se queira realizar projetos novos, alguns comportamentos podem inviabilizar totalmente que eles realmente saiam do papel.

Terceirizar a responsabilidade é um deles. Você costuma justificar não ter atingido uma meta ou cumprido um prazo atribuindo a culpa às circunstâncias, ao sócio ou à equipe? É preciso olhar para si mesmo com sinceridade e avaliar as decisões tomadas. Quem não se responsabiliza pode também se irritar com cobranças e se sentir acusado, o que só atrapalha o trabalho em equipe – não se pode perder o foco dos objetivos traçados lá em janeiro… ou mais ou menos nessa época do ano passado.

Além disso, esquecer de dar atenção aos clientes é uma receita para andar para trás. A organização da empresa precisa ter processos centrados no cliente e não em departamentos ou procedimentos que só fazem sentido do lado de cá. Focar no cliente pode ser inclusive uma forma de deixar o procedimento mais enxuto e voltado a resultados. Somando tudo isso a uma má administração do tempo, pode ser fatal para alcançar tudo o que foi almejado. As ações em que você gasta mais tempo são mesmo as que podem trazer mais resultados? E a procrastinação, faz parte da sua rotina? (Tem certeza que não?) Que tal repensar esses itens para chegar no final de 2018 mais satisfeito e, quem sabe, com parcerias e planos mais ambiciosos?

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