Licença daqui, alvará acolá. Preencher formulário, apresentar cópia autenticada. Pagar taxa, imposto, tributo. Empreender é um desafio em qualquer lugar do mundo, mas no Brasil é ainda mais complicado por esse fator que permeia todos os processos da atividade empreendedora: a burocracia.
A realidade é atestada por pesquisas. O Banco Mundial analisa anualmente 190 países de acordo com a facilidade de se fazer negócios. Os números formam um ranking chamado “Doing Business” ( ou Fazendo Negócios). Na edição de 2017, o Brasil está na 125ª posição – atrás de Gana, Uganda e Irã.
Para protestar contra a burocracia e buscar mudanças, a Endeavor, organização internacional de apoio a empreendedores, está fazendo um abaixo-assinado “Burocracia para tudo”. O duplo sentido busca reforçar que ela está em todos os lugares, mas que também ela emperra negócios e o desenvolvimento da economia.
A ideia é forçar os gestores públicos a facilitarem os processos de abertura e regularização de empresas e impedir que a burocracia emperre tanto a vida de empreendedores.
Clique aqui para acessar o abaixo-assinado