Dia do Consumidor: Como comprar com segurança na internet

No dia do Consumidor, separamos algumas informações e dicas para você se proteger nas suas relações de consumo. E como a Internet é cada vez mais presente em nosso dia a dia e inclusive na hora de fazer compras, nosso foco hoje são as compras pela internet. ( Agora atuamos também com Direito da Internet. Confira)

A lei que rege as compras na internet, que nada mais é que uma relação de consumo, é o Código de Defesa do Consumidor,  Lei 8078  que está em vigor desde de 11 de setembro de 1990. Mas você pode pensar: em 1990 não era comum consumir na internet, não é mesmo?

Sim é verdade, mas a relação de consumo já existia há muito, não nasceu com a internet, o que aconteceu foi que a relação que antes acontecia por telefone, pessoalmente, e nos grandes centros comerciais, migraram para o formato virtual conhecido como e-commerce ou comércio eletrônico.Dia do consumidor_2

Em linhas gerais, a lei estabelece normas de proteção e defesa do consumidor. Define quem é o consumidor, quem é o fornecedor e o que pode-se considerar produto e serviço. Então toda e qualquer relação de consumo que aconteça na internet, assim como em lojas físicas, está protegida pelo Código de Defesa do Consumidor e seguem as regras nele expostas.

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Mas antes de comprar, é sempre bom tomar alguns cuidados:

1) Desconfie de preços muito baixos.
O barato pode sair caro, pode ser uma armadilha. Se nunca comprou naquele site, procure encaminhar alguma dúvida para testar o tempo de resposta e assim já sentirá como será atendido se tiver algum problema, pois quem atende mal na venda, que dirá no caso de um problema.

2) Pesquise a loja.
Sites de reclamação, como o Reclame Aqui, são ótimos para pesquisar se há queixas contra aquela loja, como de atraso na entrega, problemas para troca de produto, demora no atendimento. É bom verificar o endereço físico da loja, pois traz duas informações importantes: primeiro sobre a existência da loja realmente e segundo a distância de onde está comprando, pois vai interferir no prazo de entrega e de resolução de eventual necessidade de troca.

3) Navegue no site e anote o contato.
Lojas online precisam ter um e-mail ou uma seção no site em que se possa relatar problemas e pedir a solução. Comprar sem ter esse suporte pode trazer problemas.

4) Fique de olDia do consumidor_3ho no link.
   Antes de inserir os dados do cartão, veja se quando abrir a tela para pagamento, o seu navegador exibe “https”. Esse “s” se refere a um reforço da segurança para proteger seus dados.

5) Observe os juros.
Alguns sites divulgam as possibilidade de dividir o pagamento em diversas prestações, mas às vezes existem juros nesse parcelamento, que podem aumentar bastante o valor a ser pago. Precisa estar claro se o pagamento será sem juros ou de quanto será os juros. Faça as contas e veja se vale a pena.

6) Veja o frete e prazo de entrega.
Às vezes, o preço é mais baixo, mas a entrega pode levar meses. Ou ainda, o frete pode ser mais caro do que o produto em si.

7) Guarde o e-mail de confirmação.
Ele é uma comunicação oficial do estabelecimento com você, consumidor, e comprova o valor da compra feita e a qual produto ele se refere.

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